Citoesqueleto
O citoesqueleto é encontrado em todas as células eucarióticas, caracterizado por ser uma estrutura formada por vários filamentos proteicos, estendendo-se por todo citoplasma. Tendo muitas funções importantes tais como: manter a integridade celular, ou seja, manter a forma, dar sustentação, e rigidez; e também não menos importante, organizar e controlar seus movimentos internos e externos.
Existem basicamente três tipos de filamentos de proteína: os filamentos de actina (também conhecidos como microfilamentos), os microtúbulos e os filamentos intermediários. A tabela abaixo é meramente de forma simplória caracterizar o citoesqueleto.
Fonte: ( Neto C. José - 2005)
Filamentos de Actina
Os filamentos de actina são formados de duas cadeias globulares de actina, (actina-g) formando por assim dizer uma hélice compacta e flexível conforme ilustração abaixo. Caracterizado na organização como feixes e redes entrelaçados que se localizam sua maior parte logo abaixo da membrana celular. A rede de filamento de actina, atuando juntamente com uma serie de proteínas que estas se ligam aos filamentos entre as proteínas se caracteriza as miosinas que tem função relacionada a transporte.
Fonte: ( Neto C. José - 2005)A constante reorganização das redes e filamentos de actina do córtex celular controla o movimento de toda a superfície da célula, portanto, os filamentos de actina tem por propriedade uma dinâmica de se montarem e desmontarem conforme a necessidade de movimento celular. Então dessa forma a célula pode estender os filamentos até determinado substrato e depois que a membrana estiver prendida 'desmontar' a actina afim de trazer o restante da célula para o substrato. Por fim, os filamentos de actina também são responsáveis pelo processo de fagocitose.
- Os microtúbulos
São estruturas cilíndricas, aparentemente ocas e formadas por moléculas de tubolina, organizadas uma paralela a outra, desta forma formando um tubo. A tubolina é uma molécula formada por dois tipos de proteina fortemente ligadas denominadas α-tubulina e β-tubulina. Assim, a estrutura dos microtúbulos também pode ser descrita, de maneira um pouco mais precisa, como sendo formada pelo conjunto de 13 protofilamentos. Portanto são cadeia alternadas de α e β-tubulina. Conforme pode observar abaixo:
Fonte: ( Neto C. José - 2005)
Os microtúbulos se organizam da parte central da célula organizados em um centro organizador chamado centrossomos, que promove nucleação constante de microtúbulos, que se estendem até as extremidades celulares, estes também por função: A organização do interior celular; Polarização das células, Trasmporte direcionado direcionado junto a proteínas motoras; Organização da divisão celular; Movimentação de cílios e flagelos.
Uma função importantíssima exercida pelos microtúbulos, ou melhor dizendo o centrossomo é responsável no processo de divisão celular, seja na meiose ou mitose. Então o centrossomo é duplicado como todas as organelas, em seguida se direcionam um para cada extremidade da célula, nesse ponto funcionando como um "selecionador", ou seja, separando o material genético, as organelas das duas células preste a se formar.
Filamentos intermediários
Classificas assim por apresentarem diâmetro médio em relação acima. Os filamentos intermediários são formados por proteínas fibrosas que se caracterizam por uma estrutura molecular bastante alongada, se falarmos a grosso modo se comparam a uma corda que sua alta resistência é garantida pela grande quantidade de fibras paralelas, da mesma forma com os filamentos intermediários conforme abaixo:
Fonte: ( Neto C. José - 2005)Constituem atributos dos filamentos intermediários: Resistência a altas tensões e esforço sem romper em relação os filamentos de actina e microtúbulos; são geralmente encontrados em células musculares e do tecido epitelial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário